segunda-feira, 7 de junho de 2010

Livro: A Moreninha




A Moreniha

O estudante Filipe convida seu amigo e também estudante, Augusto, para um fim de semana em sua casa, na ilha de Paquetá. Augusto é famoso pela inconstância em relação à namoradas. Filipe aposta que desta vez ele se apaixonará por uma de suas primas. Na ilha, Augusto descobre a adolescente Carolina (a Moreninha), irmã de Filipe, que lhe desperta sentimentos contraditórios.

Em seguida, defendendo-se da acusação de leviano com as donzelas, explica a dona Ana, avó da jovem, o motivo de sua volubilidade. Quando tinha treze anos estava brincando na praia com uma linda e desconhecida menina. Na ocasião, aparecera um rapazinho, dizendo que o pai estava prestes a morrer. As crianças visitam o doente e, vendo a pobreza da família, dão-lhe o dinheiro que possuíam. O doente pede um objeto pessoal de cada um: Augusto entrega-lhe o camafeu da gravata, a garota um anel. Os objetos são embrulhados em pedaços de pano e cosidos por sua esposa. Depois, o doente entrega a cada um a jóia do outro, dizendo que eles se amariam e no futuro se tornariam marido e mulher.., Augusto acaba gostando de Carolina - se alterna com brincadeiras marotas, , vinganças adolescentes, bilhetes secretos, problemas nos estudos, , etc., embora se possa perceber nessa ciranda de namoricos um retrato aproximado dos folguedos sentimentais permitidos na época.

Livro: O Sol da Liberdade



O Sol da Liberdade

O Sol da Liberdade é a saga da família do negro Ajahi, lendária figura de príncipe negro, da raça iorubá, os que foram para a Bahia, cujo pai, o rei Namonim, morreu numa incursão escravagista na África.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Livro: A Voz de Quem Te Ama


A Voz de Quem Te Ama

Remexendo as coisas de seu pai, Maurício Silveira encontra uns papéis que nunca tinha visto antes. Folhas amareladas que revelam um dia simples na vida do pai e que até então eram sem muita importância para ele.
Essas folhas revelam um pai desempregado e triste por ter de vender o carro, que tinha sido palco de tantos momentos de alegria e convivência com o filho. Nas mãos de Júlio Emílio Braz, esta cena ganha um tom poético e nos leva a refletir sobre as emoções de um pai nos dias de hoje.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Livro: Será o Benedito


Será o Benedito

Sexto volume da coleção 'Dedinho de Prosa', a crônica 'Será o Benedito!', de Mário de Andrade, um dos mais importantes nomes do modernismo brasileiro, e ilustrada por Odilon Moraes, retrata o encontro entre o homem maduro e o jovem menino, trazendo à tona os temas da amizade e da pureza, numa leve prosa cotidiana. Durante as férias na Fazenda Larga, o narrador encontra Benedito, um negrinho obcecado por conhecer a cidade grande, que ouvia atento a narração do visitante sobre os arranha-céus, chauffers, cantores de rádio, o presidente da República... As ilustrações de Odilon Moraes traduzem a separação dos dois universos - cidade e campo -, construída ao longo do texto. Ao final da edição, um glossário explica os termos menos usuais, e textos auxiliam na localização e importância da crônica em nossa história literária.